crunches obliquos

Exercícios para afinar a cintura e perder barriga: faça corretamente!

A prática de exercícios para afinar a cintura e perder barriga vem crescendo consideravelmente, visto que o corpo ideal se tornou o sonho da maioria dos indivíduos, independente do sexo ou faixa etária.

Tornando a prática um hábito, é possível deixar de lado a frustração de não conseguir perder camadas gordurosas, já que dessa maneira inúmeras vantagens são alcançadas, como o abdômen e quadris definidos, por exemplo.

Confira aqui quais são os melhores exercícios para afinar a cintura e perder barriga e descubra como aplicá-los em sua rotina de forma correta e valiosa.

Quais são os melhores exercícios para afinar a cintura e perder barriga?

quais são os melhores exercicios para afinar a cintura

Ao contrário do que muitas pessoas esperam, não existe uma atividade física capaz de reduzir medidas consideráveis isoladamente.

No entanto, os exercícios para afinar a cintura e perder barriga combinados a hábitos saudáveis são capazes de maximizar os resultados adquiridos com a mudança de estilo de vida.

Até mesmo respirar corretamente, consumir alimentos nutritivos e equilibrados e beber bastante líquido são considerados medidas eficazes na diminuição de peso.

Com essa gama de movimentos, há diversos meios de conquistar a tão sonhada tonificação e acentuação dos músculos abdominais, remoção de gordura localizada e melhor contorno corporal.

 Prancha Lateral

A prancha lateral tem como finalidade fornecer os músculos laterais do abdômen e trabalhar a cintura e quadril, trazendo de brinde a tonificação do braço, devido sua atuação nos músculos oblíquos.

Para fazê-la, é necessário deitar-se de lado, apoiando o corpo sobre o antebraço e o pé correspondente e, em seguida, manter a posição reta e contrair os músculos abdominais.

Assim que a posição estiver adequada, é preciso mantê-la por 30 segundos e alternar para a outra direção.

Ao finalizar, repita o exercício de 3 a 5 vezes em cada lado.

Burpee

O burpee é um exercício para afinar cintura e perder barriga prático e didático, que pode ser exercido no conforto do próprio lar, visto que não necessita do uso de equipamentos, o que acaba se tornando uma enorme vantagem.

Além de que, a atividade melhora o condicionamento físico e a resistência cardiorespiratória, trabalhando diversas áreas do corpo, como as costas, peito, pernas, braços e glúteos.

Para dar início ao exercício físico, é necessário ficar em pé e manter os pés alinhados com os ombros e, posteriormente, descer o corpo para o chão.

Feito isso, jogue os pés para trás e direcione o corpo rumo ao chão, apoiando as mãos até ficar em posição de prancha, de maneira com que o peito e coxas toquem o solo.

Por fim, é preciso elevar o tronco, empurrando com os braços e se posicionando em pé, dando um pequeno pulo e esticando os braços.

A quantidade de séries varia, mas geralmente é indicado 8 repetições em 4 séries, enquanto os atletas avançados realizam 15 repetições em 8 séries.

Abdominal lateral

Enquanto isso, a abdominal lateral é um dos exercícios para afinar cintura e perder barriga exclusivo para trabalhar a força dos músculos abdominais, específico para atletas de nível intermediário.

Por esse motivo, os indivíduos devem fazer os movimentos delicadamente, de modo controlado, a fim de prevenir possíveis traumas nas costas.

É aconselhado buscar assistência de um personal trainer, especialmente se associadas a sessões de HIIT (treino intervalado de alta intensidade) no dia a dia, e manter o descanso regular.

Em primeiro lugar, é necessário deitar-se de barriga para cima, dobrar os joelhos e firmar completamente as solas dos pés no chão.

Posteriormente, é preciso levar ligeiramente o tronco, esticar os braços e contrair o abdômen, até que encoste a mão direita no pé direito e a mão esquerda na perna esquerda.

Assim que a atividade for concluída, varie os lados e faça 3 séries com 20 repetições.

Crunches oblíquos

crunches obliquos

Os crunches oblíquos consistem em excelentes exercícios para afinar cintura e perder barriga com objetivo de trabalhar o músculo reto abdominal.

Assim como nas atividades anteriores, é necessário deitar-se de costas, flexionar os joelhos e colocar as mãos atrás da cabeça.

Depois disso, é preciso elevar o tronco, girando o corpo rumo ao joelho oposto e contraindo o abdômen, mantendo a contração por alguns segundos.

É recomendado fazer de 10 a 15 repetições de cada lado.

A partir da realização das práticas citadas ao decorrer do artigo, há como modelar a silhueta e obter um melhor contorno corporal.

Para otimizar o visual moderno, você pode apostar em looks ousados, piercing na boca e tattoos.